Dinâmica do Semeador – “REFLEXÃO SOBRE O CORAÇÃO”

 

Dinâmica do Semeador

Dinâmica do Semeador

A Dinâmica Do Semeador

Essa dinâmica do semeador nos traz uma profunda reflexão sobre o que se passa no coração de cada um ao receber a semente da Palavra de Deus.

A dinâmica do semeador é baseada na parábola que Jesus contou a um grupo de pessoas que param para ouvi-lo na beira da praia.

“Tendo Jesus saído de casa, naquele dia, estava sentado junto ao mar; E juntou-se muita gente ao pé Dele, de sorte que, entrando num barco, se assentou; e toda a multidão estava em pé na praia” (Mt 13.1,2) .

Ao conhecer o coração de todos que estavam a ouvi-lo, Jesus incomodou-se com a indiferença que havia no coração de muitos.

Eram pessoas que não queriam muito compromisso e que não tinham condições reais de receber a semente da mensagem anunciada por Jesus.

Essa situação fez com que Jesus mudasse seu discurso e começasse a ensinar por parábolas:

“E falou-lhe de muitas coisas por parábolas dizendo: Eis que o semeador saiu a semear. E, quando semeava, uma parte da semente caiu ao pé do caminho, e vieram as aves dos céus, e comeram-na; E outra parte caiu em pedregais, onde não havia terra bastante, e logo nasceu, porque não tinha terra funda; Mas, vindo o sol, queimou-se, e secou-se, porque não tinha raiz. E outra caiu entre os espinhos, e os espinhos cresceram e sufocaram-na. E outra caiu em boa terra, e deu fruto: um cem, outro a sessenta e outro a trinta. Quem tem ouvidos para ouvir, ouça” (Mt 13.3-9).

 Veja também:dinâmica amizade verdadeira.

Veja também: dinâmica de quebra gelo.

Dinâmica do Semeador –  Principio Moral e Espiritual

Principio moral para a dinâmica do semeador:

Todo homem tem o dever moral de praticar o que é bom e evitar o que é mal.

A tarefa mais nobre que todo homem deve desempenhar é dar o melhor de si sem disfarçar seus erros ou tentar esconde-los.

Pois, nos embates da vida, a vitória depende dessas qualidades que são essenciais para a nossa formação.

Na parábola do semeador, os três solos problemáticos representam tipos de indivíduos com imagem fora dos padrões estabelecidos por Deus para florescer, crescer e frutificar.

Cada um dos terrenos possuía muitas falhas que os tornavam improdutivos.  Só o último estava apto para receber a semente, crescer e produzir satisfatoriamente.

Principio espiritual para a dinâmica do semeador:

Ao reunir-se particularmente com seus discípulos, Jesus começou a responder os questionamentos e explicar o sentido espiritual das parábolas contadas.

Os discípulos começaram a aprender com Jesus os mistérios do Reino dos Céus. O mestre dizia que no ambiente espiritual, se a pessoa tem um conhecimento, este lhe será abundantemente acrescentado, mas aquele que não tem, será tirado até o pouco que possui.

Jesus disse isso, pois estava impressionado com a dureza do coração do povo:

“Porque o coração deste povo está endurecido, e ouviu de má vontade com seus ouvidos e fechou os olhos, para que não veja com os olhos, e ouça com os ouvidos, e compreenda com o coração, e se converta,  e eu o cure”(Mt 13.15).

Veja também: gincana bíblica.

Veja também: dinâmica com bombom.

Guia Prático | Veja Como Tornar A Sua Aula Mais Dinâmica

Clique Aqui E Baixe Seu Guia Agora Mesmo!

Os Tipos de Solo da Parábola do Semeador

O solo vulnerável: Pessoas com falta de entendimento. Esse é um terreno fértil para o inimigo agir. Nesse tipo de terreno não há onde esconder a semente, ela ficou exposta e foi engolida pelas aves. Assim acontece com uma pessoa endurecida pela incredulidade, nada germina.

O solo pedregoso: Pessoa altamente receptível e alegre, mas sua visão é tão rosa que não conseguem cultivar a mensagem para transformá-la numa arvore frondosa.

O solo espinhoso: Esse até que tem um solo razoável, só precisa de uma limpeza no terreno. Geralmente, essa pessoa gosta de seus espinhos e não quer se desfazer deles. O amor ao mundo sufoca a mensagem divina, por isso não consegue crescer.

O solo bom: O bom terreno consegue alcançar todos os limites no Reino de deus, frutificando em tudo.

Veja também: dinâmicas  cristãs rápidas.

Veja também: gincana para célula evangélica.

Atividade sobre a parábola do semeador

Discussão em grupo:

– Se você tivesse que transformar os solos da parábola do semeador em pessoas, como você chamaria cada um?

– É fácil ajudar o homem a melhorar suas qualidades morais?

– Faça comparações das atitudes dos homens com solos da parábola:

  • Homem x solo maduro
  • Homem x solo pedregoso
  • Homem x solo espinhoso

– Cada homem é um “semeador”. O que você tem semeado e que tipo de solo tem percorrido?

Veja também: gincana com balões.

Dinâmica do Semeador – “INVESTIGAÇÃO”

Essa dinâmica do semeador propõe levar a plateia a pensar como estão seus conceitos e valores interiores.

Este exercício pode ser realizado com a finalidade de despertar o senso de análise no que diz respeito às diferenças individuais.

Portanto, estude bem a parábola, selecione o material e aplique-o com muito cuidado, evitando fugir do objetivo formulado.

Objetivo: Refletir sobre os tipos de desculpas que o homem utiliza para justificar sua falta de objetivo e fraqueza.

Material: Um pedaço de material rígido, uma pedra em um tamanho médio, um galho cheio de espinhos, um galho de árvore bem vivo com flores preso numa esponja molhada.

Procedimento:

  • Primeiro Passo: Após a leitura da parábola do semeador, distribua os elementos simbólicos que apresentam os tipos de solo indicados na parábola.
  • Segundo Passo: Dividam em grupo os participantes e proceda da seguinte maneira:

1º Grupo – Ficara com o material rígido que simboliza o solo duro e sem vida. Passar de mão em mão procurando definir os aspectos da personalidade da pessoa que tem o coração enrijecido e os motivos que a tornaram assim.

2º Grupo – A pedra para simbolizar o coração cheio de mágoas e sentimentos insensíveis. O grupo deve investigar o motivo das pedras no coração, oferecendo solução para limpeza.

3º Grupo – O galho cheio de espinhos para comentar sobre a pessoa que fere todos ao seu redor. Essa forma de agir entristece o próximo.

4º Grupo – Um coração com modelo de esponja e uma vasilha plástica com água. Assim como a esponja absorve a água, um coração bom absorve todas as boas palavras da Bíblia.

  • Terceiro Passo: Depois de distribuir os elementos, converse sobre a manifestação dos temperamentos e suas consequências.

Avalie as características físicas, tais como: humor, comportamento social (relacionamento) e individual, preferências, estilo de vida, afetividade, sistema nervoso – como funcionam seus movimentos na hora da ação, o pensamento – rápido ou lento -, emotividade e ansiedade, agressividade, sexualidade, sentimentos familiar e suas manifestações, sentimentos maléficos como inveja, ciúmes, roubo, vícios.

Avalie o caráter: Antes de iniciar a analise, deve-se conceituar o que é caráter,  assim todos entenderão que consiste na maneira habitual,  constante e global, própria de o individuo reagir no ambiente social em que está inserido. É o sinal ou a marca gravada na sua personalidade.

Avalie as características pessoais: Colérico, passional, sentimental, extrovertido, religioso, prático, etc.

Através dessa dinâmica do semeador, os alunos têm a oportunidade de permitir que  Deus limpe a terra interior do seu coração.

 

 

Comentários