Dinâmica Quem É Jesus Cristo – A Pérola De Grande Valor

Dinâmica Quem É Jesus Cristo?

Dinâmica Quem É Jesus Cristo?

Dinâmica Quem É Jesus Cristo

Antes de entrarmos diretamente na dinâmica quem é Jesus Cristo, primeiro vamos refletir sobre uma passagem bíblica para basearmos nossa dinâmica.

A dinâmica quem é Jesus cristo é baseada na parábola sobre a Pérola de Grande Valor, contada por Jesus em Mateus 13.45 e 46. O texto diz o seguinte:

“Outrossim, O Reino dos céus é semelhante ao homem negociante que busca boas pérolas; e, encontrando um pérola de grande valor, foi, vendeu tudo quanto tinha e comprou-a”

Jesus queria continuar apresentando o Evangelho como um tesouro que traz muita alegria. As muitas riquezas têm pouquíssimo valor diante desse tesouro incomparável.

Essa pequena parábola nos ensina dois importantes princípios para a nossa vida, um princípio moral e um espiritual.

Veja também: dinâmica pescador de cristo.

Veja também: dinâmica tesouro escondido.

 

Dinâmica Quem É Jesus Cristo – Princípio Moral e Espiritual

Para as pessoas que não tinham o conhecimento espiritual as parábolas de Jesus serviam de lições morais.

 

Princípio Moral

O homem é um ser inquieto e está sempre buscando melhores dádivas com objetivo de realização e satisfação pessoal. Ele não perde de vista o seu maior sonho – a busca da riqueza perfeita, aquela que preenche todas as suas expectativas. Quando esse desejo é satisfeito, ele é capaz de renunciar todos os valores pequenos para adquirir o melhor. Esse é o princípio moral que podemos extrair dessa interessante parábola.

 

Princípio Espiritual

A parábola é similar a do que achou um grande campo. A diferença é que o homem era exigente, queria a pérola perfeita, sua busca pela perfeição era decisiva e incessante.

Talvez sua opção profissional deu-se por ser o mercado de pérolas bem cobiçado, já que as joias mais cobiçadas no tempo de Jesus eram as esmeraldas, as safiras e outras pedras preciosas.

As pérolas eram usadas para decorar as vestes dos ricos. Espiritualmente, a aplicação se faz pela mesma razão de Cristo ser a pérola perfeita e preciosa que enriquece aquele que o aceita.

Veja também: dinâmica sobre semeadura.

Veja também: dinâmica da parábola do grão de mostarda.

 

Dinâmica Quem É Jesus Cristo – Discussão Em Grupo

– Comente sobre a perfeição da pérola com o nome de Jesus em toda terra: “Ó Senhor nosso, quão admirável é o teu nome sobre toda a terra” (Salmos 8.9).

– Em sua opinião é fácil encontrar Jesus, a pérola de grande valor?

 

Guia Prático | Veja Como Tornar A Sua Aula Mais Dinâmica

Clique Aqui E Baixe Seu Guia Agora Mesmo!

 

Dinâmica Quem É Jesus Cristo – O Homem Perfeito

Agora, entraremos diretamente na dinâmica quem é Jesus Cristo.  Veremos a Jesus como o Homem Perfeito em quem não há pecado.

Você já se perguntou como seria o ser humano se Adão não tivesse pecado? Essa resposta está em Jesus.

Ao olhar para Jesus vemos um homem sem pecado e que viveu um relacionamento perfeito com Deus.

Objetivo: Observar os valores e atributos dos homens em contraste com os valores pessoais de Jesus Cristo – a Pérola perfeita.

Material: Papéis, lápis.

Procedimento:

  • Primeiro Passo: Dividir os participantes em quatro grupos. Começar falando sobre a pessoa de Cristo, lendo Isaías 9. 1-7.

Os grupos irão realizar um momento bem dinâmico, no qual serão debatidos detalhes que justificam a perfeição de Jesus Cristo.

 

  • 1º Grupo: Comece sobre a perfeição do Mestre: seu nome, seu poder, sua autoridade.

“Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu; e o principado está sobre seus ombros; e o seu nome será: Maravilhoso, Conselheiro, Deus forte, Pai da eternidade, Príncipe da paz” (Is 9.6).

  • 2º Grupo: Compare a doutrina de Jesus Cristo com os partidos e movimentos que lutavam para se libertar do julgo de Roma.

Observe que Jesus, o homem perfeito, se encontrava dentro da realidade injusta e imperfeita, vendo o povo sendo desprezado pelas autoridades, explorando e oprimindo pelos soldados.

Pergunta-se: Como você vê, atualmente, a realidade social e política ao seu redor? Qual é a sua proposta de vida?

  • 3º Grupo: Discutir sobre a perfeita proposta de libertação trazida por Jesus Cristo.

Em Nazaré, sua cidade, Jesus apresenta seu plano a ser executado na terra:

“O Espírito do Senhor é sobre mim, pois ele me ungiu para evangelizar os pobres, enviou-me a curar os quebrantados do coração, a apregoar liberdade aos cativos, e dar vista aos cegos; a por em liberdade os oprimidos; a anunciar o ano aceitável do Senhor” (Lc 4.18,19).

  • 4º Grupo: A causa da condenação e morte de Jesus está justamente no fato de agir diferente em todos os seus atos.

Condenaram Jesus por Ele:

– Sendo homem se fez Deus. Agiu com autoridade divina;

– Contestou a ordem social e exploração, opressão e marginalização;

– Destruiu a ideologia do sistema de dominação;

– Exerceu o poder – serviço.

Pergunta-se:

O ministério de Jesus Cristo não teve imperfeição, tal como a pérola da parábola. Deus agiu na história da raça humana com perfeição. Qual a sua proposta para mudar a historia dos homens imperfeitos da sua cidade, estado, país e mundo?

Assim termina nossa dinâmica quem é Jesus Cristo, um homem perfeito que viveu entre pecados e acreditou em nós como ninguém nunca antes havia acreditado.

 

Veja também: dinâmica do joio e do trigo.

Veja também: dinâmica amizade verdadeira.

Comentários