[Gincana Evangélica] “A ÁRVORE” – Entendendo o Corpo de Cristo

Essa é uma atividade para jovens cristãos que trás uma profunda reflexão sobre o Corpo de Cristo. Através dessa gincana cristã o grupo terá a oportunidade de entender o que significa ser Igreja de Cristo e viver em comunhão com Deus.

Objetivo: Refletir sobre a forma de viver do Corpo de Cristo – a igreja.  Observar se o princípio de unidade é bem compreendido pelos seus membros.

Material: Folha e lápis.

Procedimento:

  • Primeiro Passo: Inicie a atividade falando que a Bíblia tem uma definição muito clara sobre a igreja de Deus: “Porque onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, aí estou eu no meio deles” (18:20). Essa afirmação precisa ser bem compreendida, pois quando existem duas pessoas em unidade espiritual e afetiva, Deus está no meio.
  • Segundo Passo: Após a introdução, peça que desenhem uma árvore e siga as seguintes orientações:
  1. No caule escreva o nome da igreja;
  2. Nas folhas escreva o nome das pessoas que estão em unidade afetiva, social e espiritual; pode começar com os membros da família e depois com as pessoas com as quais não possui laços familiares, mas que fazem parte do Corpo de Cristo, pois vivem em completa unidade, servindo a Deus plenamente.
  3. Nas flores escreva o nome de realizações que tem feito como Corpo de Cristo, isto é, como igreja.
  4. Nos frutos escreva as muitas conquistas colhidas pela Igreja.
  • Terceiro Passo: Quando a árvore estiver concluída, fale sobre a importância da amizade, unidade, amor e fraternidade na igreja.

Ao terminar a tarefa não deixe de observar o tamanho das árvores e o número de folhas, flores e frutos desenhados.

Observação:

  • Oriente que só escrevam os nomes daquelas pessoas com quem realmente se relaciona, pois se não está em unidade plena e não viver em comunhão, não é corpo; se não é corpo, não é igreja.
  • Observe que árvore definirá se a pessoa realmente compreende o que é a Igreja de Cristo, se vive inserida no Corpo de Cristo ou vive uma fé individualista.

 

Para Pensar:

“Eu sou a videira verdadeira, e meu pai é o lavrador. Toda a vara em mim que não dá fruto, a tira; e limpa toda aquela de dá fruto, para que dê mais fruto.

Vós já estais limpos, pela palavra que vos tenho falado. Estai em mim, e eu, em vós; como a vara de si mesma não pode dar fruto, se não estiver na videira, assim também vós, se não estiverdes em mim.

Eu sou a videira, vós as varas; quem está em mim, e eu nele, este dá muito fruto, porque sem mim nada podereis fazer.

Se alguém não estiver em mim, será lançada fora, como a vara, e secará; e os colhem e lançam no fogo, e ardem.

Se vós estiverdes em mim, e as minhas palavras estiverem em vós, pedireis tudo o que quiserdes, e vos será feito “( Jo 14.1-7).

 

Guia Prático | Veja Como Tornar A Sua Aula Mais Dinâmica

Clique Aqui E Baixe Seu Guia Agora Mesmo!

 

 

Comentários