[Gincana Evangélica] “CENAS DA VIDA REAL” – Uma Reflexão Sobre o Dia a Dia

Essa é uma brincadeira cristã capaz de promover uma reflexão sobre os problemas diários que temos de enfrentar.

Através dessa atividade cristã o grupo será desafiado a dramatizar cenas da vida real e buscar uma forma de se prevenir e resolver cada problema.

Essa é uma excelente oportunidade para você , líder, trabalhar e corrigir certos problemas de convívio entre os participantes.

Indicado: Para estudos bíblicos.

Objetivo: Refletir sobre o comportamento das pessoas quando se comunicam com o próximo.

Material: Caneta e papel.

Procedimento:

  • Primeiro Passo: Comece falando sobre os conflitos diários que enfrentamos e ressalte que nós somos os responsáveis pelo estilo de vida que levamos.
  • Segundo Passo: Divida a turma em três grupos. Esses três grupos irão conversar e organizar dramatizações:

1º Grupo: A primeira dramatização terá o seguinte título: “A resposta”. Ela poderá ser de alguém ganhando um emprego como resposta de desemprego, ou alguém encontrando um grande amor; ou recebendo pedido de casamento ou um presente desejado, etc.

2º Grupo: O segundo grupo organizará uma cena agressiva com o título: “A ofensa”. Ele dramatizará cenas que caracterizam agressões verbais ou físicas, praticadas por uma pessoa amarga, invejosa, resolvida ou infeliz. Essa manifestação pode ser gerada através de criticas. Fofocas, gestos agressivos, trocas de ofensas ou até violências físicas.

3º Grupo: O terceiro grupo dramatizará cenas de reconciliação e perdão para devolver a felicidade à pessoa ofendida. Antes de dramatizarem, os grupos deverão discutir sobre as situações da vida que encenarão.

  • Terceiro Passo: Ao termino o grupo deverá sentar em círculo para o período de discussão. Cada participante fará uma reflexão para analisar qual a cena que mais o incomodou.
  • Quarto Passo: Pergunte a todos como cada dramatização pode contribuir para evitar conflitos ao seu redor.
  • Quinto Passo: Peça para que grupo escreva seu projeto de paz, leve-o ao seu lar e pratique o que escreveu.
  • Sexto Passo: Para encerrar a brincadeira cristã faça uma oração e inclua pessoas do grupo que precisam reatar laços com amigos e parentes.

Observação:

  • Durante a introdução reforce a ideia de que podemos mudar a nossa maneira de ser através da mudança de comportamento, atitudes e pensamentos.
  • Plenária: A paz existe, basta praticar os ensinamentos do Mestre dos mestres.

Para Refletir:

“Deixo-vos a paz, e a minha paz vos dou; não vo-la dou como o mundo a dá. Não se turbe o vosso coração, nem se atemorize” (Jo 14.27).

 

Guia Prático | Veja Como Tornar A Sua Aula Mais Dinâmica

Clique Aqui E Baixe Seu Guia Agora Mesmo!

 

 

Comentários