[Gincana Evangélica] “CONTADO FATOS” – Como Foi a sua Semana?

Essa é uma dinâmica evangélica capaz de proporcionar um profundo conhecimento entre os participantes do grupo. Através dessa atividade evangélica  o grupo terá a oportunidade de refletir sobre os problemas do dia a dia e perceber o cuidado de Deus.

Indicado: Para estudos bíblicos.

Objetivo: Aprofundar o conhecimento sobre a vivência dos alunos durante a semana.

Material: Cesto com visuais que representam a natureza: Tempestade, água, lua, sol, estrelas, animais diversos, fores diversas, paisagens diversas, etc.

Veja Também: Ideias de gincana para célula evangélica.

Procedimento:

·         Primeiro Passo: Comece a dinâmica fazendo uma breve introdução sobre as turbulências da vida cotidiana. “Este é o dia que fez o Senhor; regozijemo-nos e alegremo-nos nele” (Sl 118.24).

·         Segundo Passo: Entregue para cada elemento um perfil de carinha de papel com uma numeração atrás.

·         Terceiro Passo: Peça para que cada um desenhe sua fisionomia de acordo com o estado  espiritual durante a semana: alegre, triste, abatido, aborrecido, perplexo, cansado, chorando, derrotado, etc.

·         Quarto Passo: Quanto todos terminarem sorteie os números que estão atrás da carinha para que cada um venha narrar o fato que marcou a sua semana através da mímica.

·         Quinto Passo: A pessoa sorteada narra o fato e o grupo tenta decodificar a situação comunicada.

·         Sexto Passo: Termine dinâmica orando para que a situações narradas sejam consertadas e soluções aconteçam.

Observação:

·         Enriquecendo a dinâmica: Para tornar a mímica mais interessante, forneça uma caixa com visuais expostos para serem usados por quem está narrando os fatos.

Por exemplo:  se o fato narrado teve momentos em que se perdeu a calma, pode-se apresentar a figura de um mar agitado; se for dramatizar um semana turbulenta, utiliza-se uma figura da tempestade ou um remo; um limão, se amargurou a vida de alguém ou foi amargurado, etc.

·         Use a criatividade e, nos visuais, escreva o significado para facilitar para quem narra o fato.

·         Reflexão Individual: Todos têm momentos complicados e até difíceis, mas tudo sempre acontece diante dos olhos de Deus, Ele está sempre pronto para nos socorrer.

·         Plenária: Fale sobre o valor das situações passageiras e as marcas que podem deixar na vida de cada pessoa. O importante é não deixar que as adversidades roubem a paz e a nossa comunhão com o Senhor. Os problemas funcionam como ajuste na vida do homem.

Para Pensar:

“Mas cada um é tentado, quando atraído e engodado pela sua própria concupiscência. Depois havendo a concupiscência concebida, dá à luz o pecado; e o pecado, sendo consumado, gera a morte” (Tg 1.14,15).

 

Guia Prático | Veja Como Tornar A Sua Aula Mais Dinâmica

Clique Aqui E Baixe Seu Guia Agora Mesmo!

 

 

Comentários