[Gincana Evangélica] “CONTAR HISTÓRIA” – Não se Engane com as Aparências

Essa é uma dinâmica cristã que nos fornece uma divertida e profunda reflexão sobre os cuidados que devemos para não julgarmos segundo as aparências.

Essa dinâmica cristã irá incentivar a criatividade do grupo  e promover a compreensão entre os membros.

Indicado: Para encontros sociais.

Objetivo: Conscientizar os alunos acerca da dificuldade que existe em compreender o  próximo, quando não há um conhecimento completo dos fatos a serem analisados.

Procedimento:

  • Primeiro Passo: Todos os alunos da classe devem sentar em círculo.
  • Segundo Passo: O professor introduz a dinâmica, contando o fato sobre o suposto fumante dentro da igreja:

“Um irmão serralheiro foi visto por um companheiro de trabalho, também evangélico, fumando enquanto trabalhava. A situação ficou muito complicada.”

  • Terceiro Passo: O professor pára a história e solicita que cada um continue narrando o fato com bastantes detalhes e criatividade.
  • Quarto Passo: Cada aluno vai aproveitar a última parte da frase de seu colega anterior e continuará até que todos tenham contado a sua versão para o fato.
  • Quinto Passo: Quando o último aluno narrar, o líder encerra a história, falando o seu final:

“Quando na reunião de ministério, a situação foi exposta diante do plenário, o serralheiro estremeceu. Não estava acreditando no que ouvia. Muito nervoso, falou sobre o mal-entendido: – O suposto cigarro que estava na minha boca, era um lápis branco que estava riscando o ferro escuro. A brasa e a fumaça eram o resultado da solda queimando.”

 

Aplicação prática: Antes de contar um fato ocorrido que venha prejudicar alguém , passe o fato pelas três peneiras que nos fala o sábio filósofo Sócrates, a saber: a peneira da verdade, a peneira da bondade e a peneira da necessidade.

Para Refletir: “Não julgueis, para que não sejais julgados” (Mt 7.1).

 

Guia Prático | Veja Como Tornar A Sua Aula Mais Dinâmica

Clique Aqui E Baixe Seu Guia Agora Mesmo!

 

Comentários