[Gincana Evangélica] “GUARDA-CHUVA” – Ter Dinheiro ou Ter Sabedoria?

Essa é uma dinâmica gospel que nos traz uma profunda reflexão sobre a função do dinheiro versus a função da sabedoria.

Através dessa dinâmica gospel, os participantes tem a oportunidade para pensar e analisar sobre as riquezas versus a sabedoria.

Indicado: Para encontros sociais.

Objetivo: Possibilitar a reflexão sobre o dinheiro e as riquezas passageiras deste mundo em relação com os bens eternos.

Material: Guarda-chuva, papéis retangulares com palavras escritas, linha para pendurar as palavras.

Procedimento:                                 

  • Primeiro Passo: O líder inicia a dinâmica, oferecendo à classe um guarda-chuva com palavras penduradas nas hastes de arame.
  • Segundo Passo: Os alunos irão passar o guarda chuva de mão em mão bem devagar, examinando as palavras penduradas até escolher uma e puxar do arame para comentar sobre o motivo de sua escolha.
  • Terceiro Passo: Ao término, os participantes deverão responder as seguintes perguntas:

– Porque escolheu a palavra?

– Que benefício pode me oferecer?

– Que cobertura o dinheiro pode me dar para ser feliz?

– que cobertura a sabedoria pode me dar para ser feliz?

Observação:

  • As palavras para pendurar são: Igreja, bondade, perdão, dinheiro, casa própria, amor, plano de saúde, emprego, conhecimento bíblico, caderneta de poupança, educação, paz, diploma, automóvel, avião, vício, computador, preguiça, solidariedade, vida, compaixão, aposentadoria, amizade, alimentação, vestuário.
  • Se houver um grande número de participantes, as palavras podem ser repetidas.

Aplicação Prática: Fazer comentário daquilo que o dinheiro pode dar e sobre as virtudes que não são compradas com nenhum valor monetário. A cobertura do dinheiro é provisória e precária, porém, tal como o guarda-chuva, a sabedoria é uma cobertura segura e eterna.

Para Refletir: “Tão boa é a sabedoria como a herança, e dela tiram proveito os que vêem o sol. Porque a sabedoria serve de sombra, como de sombra serve o dinheiro; mas a excelência da sabedoria é que ela dá vida ao seu possuidor” (Ec 7.11,12).

 

Guia Prático | Veja Como Tornar A Sua Aula Mais Dinâmica

Clique Aqui E Baixe Seu Guia Agora Mesmo!

 

Comentários