[Gincana Evangélica] “MINHA CASA” – Como Construir Um Lar Ideal?

Essa é uma brincadeira evangélica que traz uma profunda reflexão sobre quais sentimentos devem permanecer dentro de um lar e quais devem ficar na lixeira.

Através dessa brincadeira evangélica o grupo será motivado a responder a pergunta: “O que significa ter um lar abençoado”?

Indicado: Para estudos bíblicos.

Objetivo: Possibilitar que o grupo exponha os sentimentos e desejos.

Material: Um desenho de uma casa, uma lixeira e caneta.

Veja Também: Ideias de gincana para célula evangélica.

Procedimento:

  • Primeiro Passo: Comece descrevendo para o grupo lar ideal. Mostre a importância do lar na nossa vida.
  • Segundo Passo: Distribua para todos uma folha de papel onde cada um deverá desenhar uma casa sem móveis ou qualquer acessório, somente uma lixeira desenhada fora da casa.
  • Terceiro Passo: Quando todos tiverem terminado o desenho, deve-se pedir para que cada um analise, por alguns minutos, os sentimentos que deveriam levar para dentro da casa, escrevendo-os dentro do desenho. Os sentimentos indesejáveis devem ser escritos dentro da lixeira.
  • Quarto Passo: Encerre a atividade explicando que cada sentimento deve estar no seu devido lugar. A escolha de cada sentimento deve ser feita através de uma reflexão profunda para que não haja problemas e graves conflitos no relacionamento.

Objetivo:

  • Reflexão Individual: O lar é o primeiro grupo social do ser humano. É ali que o homem satisfaz os seus desejos fundamentais de interação afetiva. Quanto mais for ajustado esse ambiente, mais fácil será o relacionamento dos seus componentes fora dele.
  • Responda Francamente:

– Para que serviu a dinâmica?

– O que você tem levado para o seu lar?

– Qual o tamanho da lixeira que está à porta da sua casa?

  • Plenária: Cultivando sentimentos saudáveis no lar: Ser gentil, achar graça, incentivar sempre, compartilhar alegrias, defender, compreender altos e baixos da vida, reconhecer um erro, perdoar sempre, ser suave consigo e com o próximo, etc.

Para Refletir:

“Todo aquele, pois, que escuta estas minhas palavras e as pratica, assemelhá-lo-ei ao homem prudente, que edificou a sua casa sobre a rocha” (Mt 7.24).

 

Guia Prático | Veja Como Tornar A Sua Aula Mais Dinâmica

Clique Aqui E Baixe Seu Guia Agora Mesmo!

 

 

 

Comentários