[Gincana Evangélica] “MUDANÇAS” – Compreendendo as Fases da Vida

Essa é uma excelente e dinâmica cristã que nos trás uma reflexão sobre os momentos que passamos em nossa vida.

Com essa atividade de gincana o grupo será capaz de perceber e compreender qual é a fase atual que está vivendo e como lidar com ela.

Você líder deverá aproveitar a oportunidade para identificar conhecer melhor os problemas e sofrimentos que cada membro está passando.

Objetivo: Perceber que as emoções proporcionam energias que motivam a conduta humana. Ressaltar que as oscilações de temperamento são reações que precisam ser controladas.

Material: Papel branco para desenhar a lua em suas quatro fases.

Procedimento:

  • Primeiro Passo: Comece a dinâmica cristã falando sobre as fases da lua, pois à medida que se move em sua órbita ao redor da terra, a lua mostra fases que variam conforme sua posição em relação ao sol durante determinado período.

Na fase chamada lua nova, a fase que a lua apresenta para a terra está completamente na sombra. Aproximadamente uma semana mais tarde, a lua entra no seu primeiro quarto (chamado quarto crescente), mostrando a sua metade do globo iluminada; sete dias depois, mostra toda a sua superfície iluminada (é a lua cheia); mais outra semana, e exibe o último quarto, quando volta a mostrar meio globo iluminado (quarto minguante).

  • Segundo Passo: Faça uma aplicação com as quatro fases da lua em relação as fases espirituais de cada irmão. Se estas fases não estiverem no controle do espírito Santo, os desastres serão certos, pois todos têm momentos de muito brilho, pouco brilho e até apagado.
  • Terceiro Passo: Depois do comentário, comece a dinâmica cristã distribuindo uma folha de papel; peça que a folha seja dobrada em quatro e que desenhem nela as quatros fases da lua:

1ª Fase: lua nova completamente sombreada;

2ª Fase: lua crescente, onde só aparece a metade;

3ª Fase:  lua cheia bem redonda e luminosa;

4ª Fase: lua minguante com metade coberta.

  • Quarto Passo: Peça que escrevam no quadro as fases emocionais e espirituais. A análise deve ser escrita com alguns detalhes, principalmente como encaram estes quatro momentos:

 

  • Quinto Passo: Peça que cada um apresente seu gráfico aos colegas. Antes de terminar, pergunte qual a fase pela qual passa atualmente e como se sente: em sombras; crescendo; fase cheia de vitórias ou minguando?

Para refletir:

“Há momentos em que as pessoas estão como a lua nova, sendo renovadas no silêncio, as sombras das assas do Senhor. Neste estágio, geralmente há conflitos, pois as pessoas não compreendem este momento de silêncio, onde todas as ferramentas espirituais estão nas mãos do Senhor para ajuste. Segundo aqueles que estão vendo somente pela ótica humana, o cristão está acabado, gelado e sem brilho; mas esses críticos não vão perguntar ao Senhor o porquê da falta de brilho exterior. Se perguntarem e esperarem a resposta de Deus vai ouvir o Senhor falando que o servo está em tratamento especial. Na segunda fase, chamada crescente, o cristão, depois do recolhimento espiritual, começa a mostrar só a metade das muitas experiências que teve com Deus nos momentos de sombras, durante as muitas provas; por isso só aparece àquela parte linda que foi iluminada pelo Senhor. Na terceira fase, o servo começa a brilhar, seu brilho alcança todos os lugares. A lua cheia é um período glorioso, pois todos admiram e são inspirados a compor musicas e poesias quando passam a contemplar aquele brilho incandescente nas noites estreladas. Mas chegou o momento de mais uma reclusão. Na última fase, vai esconder-se de novo para um novo ajuste. Esse é o momento de minguar, a lua vai se escondendo debaixo da majestosa sombra do Salvador”.

 

Guia Prático | Veja Como Tornar A Sua Aula Mais Dinâmica

Clique Aqui E Baixe Seu Guia Agora Mesmo!

 

Comentários