[Gincana Evangélica] “TOCANDO A VIDA” – Um Olhar Crítico Sobre a Política

Essa brincadeira bíblica irá desenvolver o senso crítico dos alunos em relação a política e compará-los a Jesus como o Homem perfeito.

Aproveite a oportunidade para refletir sobre as atuais questões políticas e o papel do cristão na sociedade. Através dessa brincadeira bíblica o grupo poderá avaliar melhor as questões politicas da atualidade à luz da Bíblia.

Indicado: Para estudo bíblico.

Objetivo: Desenvolver o senso crítico dos alunos em relação aos governantes e suas praticas injustas.

Material: Desenho da mão recortada, uma harpa com música e um teclado real ou figura.

Procedimento:

  • Primeiro Passo: Comece a brincadeira bíblica com uma introdução falando sobre Jesus o governante perfeito. Use como base o texto de Isaías 11. 1,4.
  • Segundo Passo: Divida a classe em grupos, partindo da observação da realidade no período de eleição.
  • Terceiro Passo: Cada grupo vai procurar traçar o perfil dos candidatos políticos em comparação com Jesus – o Homem perfeito. Leia o trecho de Lucas 4.18,19.
  • Quarto Passo: Distribua as três figuras: teclado, harpa e a mão. Dê um tempo para os grupos analisarem as figuras.

 

1º Grupo: O teclado: O grupo que ficar com o teclado, terá de relatar como a vida era “tocada” pelas autoridades governamentais na época de Jesus, ou seja, o contexto histórico, social e político daquela época e, também, deverá comparar com a maneira de Jesus lidar com as questões da vida do homem. O grupo deverá responder observando as teclas claras e escuras do instrumento e discutir sobre as ações transparentes (teclas claras) e às ações escondidas (teclas escuras) da política. Após o debate, trace o perfil dos políticos dos nossos dias, como eles têm “tocado” a política?

 

2º Grupo: A música: O grupo vai falar sobre a plataforma política que os homens utilizam para conquistar votos,  comparando com os discursos de Jesus que soavam como perfeita melodia, jamais ouvida por qualquer mortal.

 

3º Grupo: A mão: A mão é sinônimo de ação.

Jesus falou sobre todos os aspectos de sua época. Comente como Jesus “tocou” Em cada um:

*No coração do homem;

*Nas estruturas econômicas;

*Nos valores culturais;

*No poder político;

*Nos aspectos sociais.

 

Observação:

  • Aplicação Prática: As ações políticas dos governos sempre geram questionamento pela falta de transparência e honestidade na administração da coisa pública. Jesus deve ser o exemplo mais alto de político para qualquer candidato a cargo eletivo.
  • Plenária: Jesus, o Homem perfeito, o Profeta e o Rei justo.

 

Para Refletir: “Ouvi-me ilhas, e escutai vós, povos de longe! O Senhor me chamou desde o ventre, desde as entranhas de minha mãe, fez menção do meu nome. Fez minha boca como uma espada aguda, e, com a sombra da sua mão, me cobriu, e me pôs como uma flecha limpa, e me escondeu na sua aljava. E me disse: Tu és meu servo, e Israel, aquele por quem hei de ser glorificado” (Is 49.1-3).

 

Guia Prático | Veja Como Tornar A Sua Aula Mais Dinâmica

Clique Aqui E Baixe Seu Guia Agora Mesmo!

 

Comentários